Protejo promove I Mostra de Hip Hop

setembro 23, 2010 at 7:44 pm 1 comentário

Jovens reunidos em torno do Hip Hop, discutindo sobre cultura, cidadania e combate à violência. Essa é a proposta da I Mostra de Hip Hop Protejo, organizada pelo Espaço Juventude em Movimento, unidade o bairro do Bongi, em parceria com a Associação Metropolitana de Hip Hop em Pernambuco. O evento reunirá sábado, 25, das 13h às 18h, na Escola Dom Bosco, os quatro elementos da cultura Hip Hop: DJ (Música), Rap (Ritmo e Poesia), Grafite (Artes Plásticas), Break e Street Dance (Dança).

O hip hop como ferramenta educacional ganha novo fôlego com a realização da Mostra. Os seus elementos artísticos – dança de rua, MCs, grafiteiros e DJs – proporcionam aos jovens melhorias na sua convivência social. Os idealizadores do evento ressaltam que a Mostra vai muito além do entretenimento. “Buscamos integrar, fortalecer, sociabilizar e dar visibilidade ao trabalho de cidadania promovido pelo Protejo no EJM do Bongi. Levaremos às discussões diversos problemas que existem nas comunidades”, diz Sérgio Ricardo Matos, coordenador Geral do EJM de Bongi. “Vamos dialogar sobre cidadania, auto-estima, identidade, participação política e geração de renda através do protagonismo artístico”, explica.

Vale ressaltar que, por meio do Juventude em Movimento/Protejo, os jovens tornam-se comprometidos em transformar a sua realidade social. Thiago dos Santos e Josinaldo Bernardo participam das oficinas de Grafitagem do EJM de Santo Amaro e são enfáticos sobre a importância do projeto. “Eu não sabia grafitar. Só desenhava e isso me estimulou mais. Eu sou um apaixonado pelo grafite. Penso em fazer da minha arte uma profissão”, afirma o jovem Thiago. O colega complementa: “Acho bom participar do Protejo, só assim desenvolvo meu trabalho e convivo com várias pessoas”.

É Importante afirmar que a Mostra vai destacar a consciência e a responsabilidade social inerentes ao Hip Hop. O evento é o momento onde as esferas culturais e sociais do movimento Hip Hop são vistas por toda a comunidade. Segundo a coordenação do EJM Bongi, a proposta da Mostra é fortalecer o protagonismo juvenil na perspectiva do resgate da auto-estima e da sociabilidade a partir da cultura Hip e Hop.

Eles acreditam que essa cultura pode fazer a diferença para os jovens que são freqüentemente submetidos a vários tipos de violência. Dados do Protejo em Pernambuco revelam que cerca de 90% dos 2800 jovens atendidos pelo projeto convivem ou vivem com a violência. Como explica um participante do Juventude em Movimento/Protejo: “o grafite é uma forma de mostrar as pessoas um pouco da realidade do que está acontecendo. É uma boa intervenção para que as pessoas se conscientizem dos problemas sociais”.

Ampliar e incentivar o diálogo entre os jovens e a comunidade, destacando as questões sociais, ambientais, culturais, reconhecimento e participação social é um dos principais objetivos do Protejo. Projeto vinculado ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, o Juventude em Movimento/Protejo vem contribuindo para a redução da violência nos territórios onde está inserido.

Anúncios

Entry filed under: EJM Bongi. Tags: , , , , , , .

Jaboatão e Paulista ganham espaço para jovens Orquestra Contemporânea de Olinda realiza aula-espetáculo no Protejo

1 Comentário Add your own

  • 1. RomilsonAugusto dos Santos  |  setembro 24, 2010 às 5:46 pm

    Parabens pela iniciativa!

    Projetos com este são de fundamental importância para as culturas juvenis contemporâneas.É a partir dos ätos de curriculo que teremos uma educação cidadã.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

setembro 2010
S T Q Q S S D
« ago   out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: